Sobre

Mesobre chamo Ana Carolina Chaves, tenho 30 anos, casada, moro no Rio de Janeiro e sou carioca da gema!! rs.

Sou formada em Turismo pela Universidade Estácio de Sá no RJ, portanto minha profissão é turismóloga (profissional formada no curso de bacharel em turismo) e não, eu não fiz o curso de turismo para aprender a fazer mala ou a viajar como já escutei…rsrs. O nome é feio mesmo eu sei, porém esse é o nome correto para quem se forma em turismo!

O profissional de turismo, no meu caso turismóloga, é responsável por estudar, planejar, organizar e promover uma atividade turística. O turismólogo pode trabalhar em várias aéreas: agência de viagens, operadoras, cruzeiros, eventos, aeroportos, hotéis, atrativos turísticos…menos ser guia de turismo!!! Para ser guia tem que fazer um curso específico para guias de turismo!

Bom, sou empresaria e atuo como consultora de viagens, eu poderia dizer para você que sou uma agente de viagens, porém os serviços que presto hoje me faz ser muito mais que uma simples agente de viagens que faz reservas.

Com quase 10 anos de experiência no turismo, procuro passar para os meus clientes todo o meu conhecimento, planejando sua viagem de acordo com o seu perfil e dando uma panorâmica do que ele encontrará no local a ser visitado. Isso me faz ser uma consultora de viagens!

Amo minha profissão, adoro viajar, conhecer novos lugares e culturas, aprender novos idiomas (hoje sei poucos por falta de tempo – inglês, espanhol e francês), fazer novos cursos dentro e fora da minha área para estar sempre atualizada, fazer intercâmbios… enfim, tudo que me faça crescer na minha área e que me agregue valor, eu procuro sempre aprender.

Hoje tenho minha agência de viagens – Go On Viagens e Turismo e a pouco tempo comecei a empreender em um projeto de e-marketplace da cidade de Teresópolis na região serrana do Rio de Janeiro –  Teresópolis Tours!

O projeto de Teresópolis é um portal exclusivo da cidade de Teresópolis para a venda de produtos e serviços turísticos da cidade. Farei um post explicando melhor sobre esse projeto, porque além de ser um projeto muito interessante, essa plataforma poderá mudar o cenário turístico nacional!

Bom, agora falarei um pouco porque escolhi essa profissão de turismóloga…vamos lá?!

Porque escolhi trabalhar com turismo?

 Bom, optei pela faculdade de turismo porque eu queria trabalhar com algo que estivesse relacionado a atendimento ao público, porém onde eu pudesse conhecer novas culturas, falar outros idiomas e que não tivesse uma rotina muito chata…rsrs.

Cheguei na faculdade sem ter ideia do que faria, nunca tinha ouvido falar sobre o curso de turismo, muitas opções e uma dúvida danada do que escolher.

Lembro de não ter gostado das opções que a funcionária me mostrava (hotelaria, letras, relações internacionais…), quando estava desanimando, ela me falou sobre o curso de turismo, me chamou a atenção. Li a grade umas 4 a 5 vezes e decidi – “Quero fazer o curso de turismo!”

Meu namorado, na época que me acompanhava, ficou louco…rsrs – “Você não prefere fazer Hotelaria?”, “Dá uma olhada no curso de Relações Internacionais?…rsrs. “Não! Quero fazer o curso de turismo!”

Foram quase 4 anos de curso e no 6o período consegui um estágio em uma agência de viagens em Copacabana/RJ onde fui efetivada e fiquei por quase 6 anos. Tudo que sei hoje aprendi nessa agência e sou muito grata a oportunidade que me foi dada. Muitas pessoas perdem a oportunidade de crescer na vida por olha só para o lado financeiro, por isso, é muito importante que você que está lendo esse post não deixe as oportunidades escaparem das suas mãos. Não pense somente no dinheiro, pense no conhecimento que você poderá adquirir para no futuro abri o seu próprio negócio. O conhecimento você já terá, agora só trabalhar sério para fazer a coisa andar!

Bom, nesse tempo que fiquei na agência, nas férias e nos feriados procurava fazer algumas viagens, conheci alguns lugares no Brasil e no exterior, fiz 2 intercâmbios durante as férias do trabalho e sempre antenada nas novidades que aparecia no trade (no turismo usamos muitas palavras do inglês, por isso para nos referirmos ao mercado turístico, usamos a palavra trade).

Depois de tanto tempo na agência, já estava pensando em dar um próximo passo, queria trabalhar e aplicar o conhecimento que eu tinha em algo que fosse meu, onde eu pudesse me dedicar e aos poucos fazer com que meu o negócio crescesse. sobre mimNo período de me desligar da empresa, já fui começando a pensar na possibilidade de fazer o meu projeto sair do papel, empreender (adoro essa palavra…rs). Comecei a pensar no nome, imaginar a logo, porém por me sentir insegura, acabei deixando de lado meu projeto e acabei aceitando a proposta para trabalhar em uma grande operadora nacional, na área corporativa, era uma oportunidade de fazer carreira, porém no fundo não era isso que eu queria, então pedi o desligamento também.

Depois de sair da operadora, resolvi que não trabalharia mais para ninguém, somente para mim mesma. Chega! Tirei o meu projeto do papel e a 2 anos atrás abri a agência de viagens Go On Viagens e Turismo no Rio de Janeiro, onde trabalho como home office.

Como falei no começo do post, além da agência investi em outro projeto no turismo que estou vendo aos poucos engatinhar, mas que acredito que dará muito certo, porque o mercado exige isso – inovação!

Conheça o meu site e meu projeto!  Go On Viagens e Turismo e Teresópolis Tours

Quais são meus planos para o futuro?

sobre mim

Bom, os meus planos para o futuro é continuar estudando, me aprimorar sempre e acompanhar a tendência do mercado.

Com o avanço da internet, já posso perceber que terei que trazer todos os meus projetos para o “mundo virtual”, pois quem não estiver no online corre o risco de sumir do mapa em pouco tempo.

É claro que pretendo ter um espaço físico para receber os meus clientes, porém não vejo a necessidade disso agora porque  consigo fazer tudo através do sistema, o que preciso é só de uma internet e telefone bons… o mínimo!!rs.

Há alguns meses (bem recente mesmo!) conheci o marketing digital, através dos cursos onlines que estou fazendo, pretendo aplicar as técnicas nos meus projetos. Confesso que para quem não sabia e não entendia nada, até que estou me saindo bem. rs. Quem você acha que estruturou esse blog??? EU!! rs. Tudo bem que comprei o template para dar um ar de mais profissional, mas o restante fui eu quem fiz…rs.

Em outros tempos, jamais me atreveria a fazer um blog ou site, com certeza pagaria alguém para fazer isso para mim, porém uma coisa que sempre faço e que não me arrependo nunca é investir em conhecimento! 

Procure melhorar sempre, faça um curso, vá a eventos, participe de hangouts, se informe sobre o que tem de novo na sua área de atuação…Invista em você!!

É muito bom acordar todos os dias e trabalhar em algo que a gente realmente gosta, nos dá prazer, investir tempo, conhecimento e dinheiro em algo que é seu, a sua empresa. Por mais que o caminho seja tortuoso, não desista dos seus sonhos, acredite em você e no seu potencial, mesmo que as pessoas queiram te desanimar, não dê bola, siga em frente!!

Bom,  é isso! Essa foi a minha pequena trajetória no Turismo…rsrs. Espero poder voltar a atualizar rápido esse post e contar para você os degraus alcançados, até para quem sabe te estimular a continuar na luta,  a não desistir.

O sucesso vem para todos, basta que você corra atrás!!

Até! 😉

Ana Chaves