Tour Cervejeiro: Conheça a Rota Cervejeira da Região Serrana do Rio

Se você resolveu ler esse artigo é porque você é um amante de cervejas ou gosta de provar estilos diferentes de cervejas assim como eu, e por esse motivo se interessou em obter informações sobre a nova rota cervejeira da região serrana do Rio.

Pois é, agora é oficial, o Rio de Janeiro tem uma rota cervejeira e ela está localizada na região serrana, na localidade conhecida como Serra Imperial, passando pelas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Foto: rotacervejeirarj.com.br

As cidades são próximas umas das outras e não estão muito longe do Rio também não, em poucas horas chegasse facilmente a qualquer uma dessas 3 cidades.

Se você vem ao Rio para passear, reserve um dia para fazer um tour cervejeiro, tenho certeza que você vai adorar conhecer a nova rota cervejeira do Rio de Janeiro.

Na rota cervejeira, além de visitar as fábricas e degustar as cervejas, você ainda poderá conhecer um pouco mais sobre as cidades onde estão localizadas as cervejarias.

Cervejarias famosas, conhecidas nacionalmente estão participando da rota cervejeira, são elas:

Cervejaria Bohemia – Petrópolis

Foto: destinopetropolis.com.br

A cervejaria Bohemia está situada na antiga instalação da primeira cervejaria do Brasil, sendo a sua primeira cerveja produzida em Petrópolis no ano de 1853 pelo imigrante alemão Henrique Kremer.

A cerveja Bohemia é a cerveja mais apreciada do mundo, pois é elaborada por meio de um processo diferenciado, é composta por insumos importados, especialmente selecionados.

No tour, os turistas receberão informações valiosíssimas sobre o mundo da cerveja, como ela está presente na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem estar e no meio ambiente.

Quer saber mais sobre a cervejaria Bohemia, clique aqui!

Cervejaria Buda Beer – Petrópolis

Foto: allbeers.com.br

A cervejaria Buda Beer nasceu em 2013 quando ainda era fabricada na panela. Segundo o site da Rota Cervejeira – “Na época eram produzidos lotes que fermentavam e maturavam em pequenos tanques de prolipropileno com capacidade para 100 litros, bem comuns entre cervejeiros que fazem suas criações em casa”.

Em Março de 2014 para frente foram meses de planejamento, execução e investimentos até que teve a sua inauguração em Junho de 2015.

Para produzir as grandes cervejas de puro malte os ingredientes são importados da Alemanha, para a cervejaria Buda Beer matéria prima de alta qualidade é primordial e isso se reflete nas intensas notas maltadas características das cervejas em que o malte de cevada deve preponderar.

Quer saber mais sobre a cervejaria Buda Beer, clique aqui!

Cervejaria Brewpoint – Petrópolis

Foto: coluna Cultura – oglobo.com

A cervejaria Brewpoint nasceu do resultado da união de cervejeiros caseiros que decidiram se unir para produzir cada qual a marca da sua cerveja e assim tornar o negócio mais profissional.

Hoje fazem parte da Brewpoint as marcas: Duzé, Imperatriz, da Corte, Serra Velha, Rustika e Saideira, além da própria cerveja Brewpoint.

Segundo o site da Rota Cervejeira – “A partir de novembro deste ano, estarão abertos para visitação. Para quem quiser conhecer, basta entrar em contato pelo número 24 2247-9182. Os visitantes serão recebidos pelos próprios cervejeiros, com direito a tour pelo chão da fábrica, mostrando os processos de fabricação e degustação direto do tanque. A Brewpoint fica localizada à Rua Afrânio Melo Franco, 330, Quitandinha”.

Quer saber mais sobre a cervejaria Brewpoint, clique aqui!

Leia também:

Cervejaria Cazzera – Itaipava

Foto: cervejasartesanaisdobrasil.blogspot.com.br

A cervejaria Cazzera nasceu em meio as montanhas de Itaipava, fundada em 16 de Agosto de 2013, a empresa surgiu como um hobby do dentista e proprietário Marcelus Fassano que adorava cozinhar. Depois de muito ler e estudar resolveu colocar em prática junto com seus amigos os seus conhecimentos adquiridos  e dai o que começou como cerveja de panela, hoje virou uma fábrica da região.

A empresa preza por trabalhar somente com produtos de qualidade e procura sempre se inovar para acrescentar ingredientes especiais as suas criações.

Se você for a Itaipava não deixe de levar para casa a sua cerveja Cazzera.

A empresa não tem site, para saber mais informações entre em contato nos seguintes canais:

(24) 2291-7632 // contato@cazzera.com.br

Cervejaria Cidade Imperial – Petrópolis

Foto: site Cidade Imperial

A cervejaria Cidade Imperial foi fundada por D. Francisco de Orleans e Bragança – tetraneto de D. Pedro II no ano de 1997.

As cervejas são produzidas nos moldes das micro cervejarias alemã e seus ingredientes, rigorosamente selecionados, são importados da Alemanha.

As cervejas são artesanais puro malte e podem ser encontradas à venda em várias cidades no Brasil ou adquiridas de forma online no site da empresa.

Quer saber mais sobre a cervejaria Cidade Imperial, clique aqui!

Grupo Petrópolis – Petrópolis/Teresópolis

Foto: Site Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis sem dúvidas é o que tem mais cervejas nacionais conhecidas no país. Você com certeza já bebeu alguma dessas cervejas acima, porém não sabia que eram fabricadas por eles.

O Grupo Petrópolis foi fundada em Petrópolis, mas hoje está presente em quase todo o território nacional por meio de 7 fábricas: Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA e Itapissuma/PE e centros de distribuição.

Atualmente é a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. Além de produzir cervejas, ela também produz vodkas e bebidas não alcóolicas.

Apesar de ter várias fábricas, o beer tour aqui citado no tour “Cervejas Especiais” acontecerá na fábrica de Teresópolis!

Quer saber mais sobre o Grupo Petrópolis, clique aqui!

Ranz Beer – Lumiar

Foto: rotacervejeirarj.com.br

A cervejaria Ranz Bier foi fundada pelo cervejeiro Gustavo Ranzato que produzia as cervejas em sua casa desde 2008. A marca só foi criada em setembro de 2010, mas a fábrica como é hoje, existe desde 2011.

Gustavo Ranzato em publicação na página do Rota Cervejeira diz que – “As cervejas Ranz são elaboradas com métodos artesanais e nossos ingredientes são selecionados com todo o cuidado pois acreditamos que fazer cerveja é realmente uma arte. Utilizamos maltes, lúpulos e leveduras importados de qualidade superior além da água pura de Lumiar e não usamos aditivos químicos. Acrescentamos a isso sabores regionais garantindo uma mistura interessante e cheia de estilo. Assim nasceu a Ranz uma cerveja com sabor marcante, com jeito brasileiro e com uma identidade única”.

Quer saber mais sobre o Grupo Petrópolis, clique aqui!

 


Vila Sankt Gallen – Teresópolis

Foto: visiteteresopolis.com.br

A Vila Sankt Gallen em Teresópolis está inserida no mapa da cultura cervejeira. A pequena cervejaria foi fundade em 1912 pelo Mestre Alfredo Claussen, descendente de dinamarqueses, responsável pela elaboração da apreciada Cerveja Therezópolis.

Junto a cervejaria foi construída a pequena vila germânica, lugar agradável para passear com a família, reunir os amigos, apreciar e aprender sobre cervejas artesanais de altíssima qualidade e suas diversas formas de harmonizá-las e ainda de quebra se deliciar nos restaurantes e provar do café da vila.

A Vila Sankt Gallen é o lugar ideal para os amantes da cerveja, parada obrigatória para quem visita a cidade de Teresópolis!

Quer saber mais sobre a Vila Sankt Gallen, clique aqui!

Cada cervejaria tem o seu tour particular, algumas fábricas pedem para que os visitantes entrem em contato e agendem, outras não, por isso aconselho a entrar nos links de contato que deixei em destaque no post para saber mais informações.

Caso você queira montar um pacote de 3 a 5 dias para visitar as cervejarias acima e ainda fazer um city tour pelas cidades onde se encontram estas cervejarias, só entrar em contato conosco que montamos um roteiro personalizado para você e seus amigos.

Anota ai os nossos contatos!

(21) 3168-7335 ou 99908-8015 (TIM-whtasapp) // contato@goonturismo.com.br

Agora, se você quer um tour onde você possa conhecer mais de uma cervejaria no mesmo dia e que não seja muito longo, dá uma olha nesse tour que os parceiros da Go On Viagens e Turismo prepararam para você.

Conheça o Roteiro do Tour Cervejas Especiais

Foto: pixabay.com

O tour Cervejas Especiais sai geralmente aos Sábados e deve ser agendado com pelo menos uns 3 dias de antecedência. Caso queira fazer o tour durante a semana, o mínimo de pessoas para o tour sair é 10 pessoas e precisa ser agendado com pelo menos 1 semana antes.

Esse tour cervejeiro sai do hotel/pousada em Teresópolis em horário combinado, as 08h30 ou 12h30.

As cervejarias visitadas são o Grupo Petrópolis, na localidade de Serra do Capim, o  Special Pub Paradise Garage e sua Air Cooled e a Vila St. Gallen*, todos localizados em Teresópolis.

No Grupo Petrópolis eles são mais rigorosos nas visitas e solicita aos visitantes que:

  • Sejam pontuais nos horários agendados;
  • Entrada permitida apenas para maiores de 18 anos, portando documento de identificação;
  • Só será permitida a entrada de pessoas com sapatos fechados e calças compridas. Por questão de higiene e segurança não é permitido bermuda, camiseta regata, vestido (curto ou comprido), saia (curta ou comprida), shorts, chinelo, sandália e salto alto;
  • Não é permitida a entrada com vestimentas e acessórios de clubes, associações ou concorrentes do ramo de bebidas (alcoólicas e não alcoólicas);
  • Filmagens e fotografias só serão permitidas em locais autorizados pelos monitores;
  • Não é permitida a entrada com alimentos;
  • O tour é finalizado na Boutique Petrópolis onde os visitantes poderão adquirir produtos exclusivos.

No Special Pub Paradise Garage, os visitantes poderão degustar as cervejas artesanais, provar da gastronomia da casa e ainda sentir a energia que emana do palco da garagem. Muitas bandas despontaram para o sucesso depois de começarem a tocar na garagem de casa, e é essa sensação que os proprietários querem passar para as pessoas que frequentam ou visitam o pub. Nessa garagem você pode ser o que quiser!

Foto: Paradise Garage – site tripadvisor

No mesmo local tem o Air Cooled é uma oficina de serviços de manutenção, peças, reparos e concepções de projetos, é aqui que o projeto automobilístico do seu carro torna-se realidade.  Além da oficina, os visitantes poderão ver uma exposição permanente com 7 carros antigos, entre eles uma kombi e um fusca de 1950 e um Karmann-Ghia alemão ano 1963. Esse lugar é incrível e vale muito a pena a visita.

Foto: site oglobo.com

Outro local visitado no tour é a Vila St. Gallen, falamos dela acima. Os visitantes terão a opção de visitar a cervejaria onde é fabricada a cerveja Therezópolis ou se não quiserem fazer essa visitação a parte, os mesmos poderão passear ou comer algo na vila.

Para quem quiser fazer o tour na cervejaria da Vila St. Gallen, *o ingresso custa R$ 70,00 (Setenta Reais, por pessoa). Nos sábados que houver o curso de cerveja, o Beer Tour, fica suspenso. Porém, as pessoas poderão visitar a Vila.

A duração total do tour cervejeiro é de 6h e nos locais visitados terão degustação (somente na Vila St. Gallen que os visitantes terão a opção de fazer ou não o beer tour deles separado). Ao finalizar o tour cervejeiro, os visitantes serão levados para o seu local de origem em Teresópolis.

O tour será guiado por um guia de turismo de Teresópolis credenciado pelo Ministério do Turismo!

Entre em contato conosco para saber informações de preços, agendar visitas ou se você tem um grupo para sair do Rio e gostaria de fazer o tour. 

(21) 99908-8015 (Whatsapp)

*** Menores de 18 anos n’ao poderão fazer o tour cervejeiro !***

Gostou? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco no whatsapp!! 😉

Até,

Ana Chaves

 

4 Comentários

  1. Ana

    Já fui na vila st. gallen e foi muito legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *