Dicas para Curtir o Réveillon em Copacabana sem Estresse

Se você está pensando em passar o Réveillon no Rio, precisamente em Copacabana, então não deixe de ler este artigo e fique por dentro de algumas dicas para curtir o Réveillon em Copacabana sem estresse.

De acordo com os planos da Prefeitura do Rio, a cidade passará por um verdadeiro caldeirão cultural em 2018, a começar pela virada este ano que será totalmente diferente dos anos anteriores.

De olho na crise que assola o país e principalmente o estado do Rio, a Riotur  (Empresa de Turismo do Município do Rio de janeiro) junto com a prefeitura do Rio, traçaram um plano audacioso para esse ano de 2018,  como falado acima, a começar por estender o réveillon e criar uma programação cultural  para todo o ano de 2018, o chamado programa cultural Rio – De Janeiro a Janeiro!

Falarei melhor sobre esse calendário cultural em um outro artigo…

O calendário cultural visa trazer mais recursos para a cidade e fazer com que os turistas que já estão no Rio para o réveillon, que geralmente deixam a cidade no primeiro dia do ano novo, prolonguem as suas estadias e permaneçam na cidade por mais tempo.

Foto site G1 (globo.com)

Leia também: Carnaval Rio 2018 – Faça Parte dessa Festa

A única certeza que temos até o momento em relação ao réveillon em Copacabana é que esse ano o show pirotécnico terá duração de 17 minutos e os cantores já confirmados serão – Frejat, Cidade Negra, Ana Petkovic, Belo e DJ Tucho que se apresentarão antes da virada, ao longo do dia 31 e a cantora Anitta, logo após a virada, seguida das escolas de samba campeãs do carnaval de 2017: Portela e Mocidade.

A prefeitura aumentará também ao longo da orla, as torres de som que passam de 16 para 30 e espalhará 10 telões de LED’s para que o público não perca nada da festa.

Em matéria publicada pelo Jornal do Brasil, o prefeito Marcelo Crivella diz o seguinte – “Nós não poderíamos começar de maneira mais monumental, porque o Réveillon é um grande acontecimento na cidade. É depois das noites mais escuras que a alvorada brilha mais. Nós esperamos que o calendário Rio de Janeiro a Janeiro seja um arco-íris no céu nebuloso que hoje a cidade e a nossa gente valente do Rio está vivendo“, afirmou Crivella, na cerimônia de lançamento realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Serão 25 toneladas de fogos disparados de 11 balsas e que formarão imagens como figuras geométricas, corações, estrelas, carinhas felizes, círculos e espirais. A prefeitura espera receber durante o período do réveillon cerca de 2,7 milhões de pessoas, gerando assim uma receita de mais de 2 bilhões de reais.

Como você pode ver, o réveillon em Copacabana esse ano será especial e bem diferente dos outros anos, porém se você nunca veio a festa, é bom que você dê uma olhada nas dicas abaixo e fique alerta para que nada venha estragar a sua virada de ano.

Dicas para curtir o Réveillon em Copacabana sem Estresse

Curtir o Réveillon em Copacabana é tudo de bom, se você nunca foi, vale a pena, todo o ano eu marco presença na festa, mas é claro que se você puder ir bem informado, será melhor!

Separei aqui algumas dicas para te ajudar a curtir o réveillon em Copacabana sem estresse, dá uma olhada!

1 – Ande com os seus pertences sempre a frente do seu corpo – essa dica parece ser uma dica boba, mas todo ano as queixas na delegacia do bairro são as mesmas. A pessoa estava distraída vendo os fogos e simplesmente esqueceu de vigiar a bolsa ou de tirar a carteira com os documentos e dinheiro do bolso de trás da calça quando foi para o meio da multidão.

Em um evento onde reúne muita gente, devemos andar com os nossos pertences sempre a nossa frente, não atrás ou na lateral. Muitas pessoas são roubadas sem perceber por esse motivo, se distraem e esquecem dos seus pertences, quando se lembram, ai já é tarde demais.

Isso não acontece somente em Copacabana, mas em qualquer evento de grande porte em qualquer lugar do mundo.

2 – Use roupas e sapatos confortáveis – se você está pensando em ficar até o final da festa é bom que você vá com uma roupa e sapatos confortáveis. Como geralmente Dezembro é verão e no Rio é quente pra caramba, evite usar calça ou salto alto se você vai curtir a festa na areia ou no calçadão. Se a sua intenção é só ver os fogos e retornar a festa do hotel ou apartamento em que você está hospedado(a), ai tudo bem, agora se você foi para curtir a festa a noite inteira na areia, isso pode te deixar um pouco irritado(a).

3 – Evite se envolver em brigas desnecessárias – muitas pessoas estão ali para curtir os fogos e algumas já beberam além da conta, então evite se envolver em confusões desnecessárias.

As vezes no momento da contagem regressiva muitas pessoas levam champanhe para estourar no meio da multidão, então pode ser que respingue um pouco em você ou uma rolha o atinja, isso acaba sendo normal no evento, ou até mesmo alguém na pressa esbarra ou derruba algo em você, não se estresse, releve.

Se você acha que esse tipo de coisa pode te incomodar é melhor então que você nem participe da festa, veja os fogos pela televisão ou vá para uma rua mais tranquila e fique mais afastado da multidão.

Caso você se sinta intimidado por alguém e essa pessoa quer porque quer arrumar confusão com você sem motivos, ao longo da orla, patrulhas da policia militar estarão de prontidão e inclusive policiais a paisana circularão pela multidão para surpreender os brigões e principalmente aquelas que pessoas que só vão para tentar roubar as pessoas.

4 – Não ande com documentos originais, somente cópias autenticadas – evite levar os seus documentos originais para esse tipo de evento, ande sempre com cópias autenticadas. O mesmo vale para andar com muitos cartões ou dinheiro. Procure andar somente com um cartão e pouco dinheiro em mãos, assim você evita de ficar tirando muito dinheiro da bolsa ou dos bolsos e chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.

 

Foto: site riodejaneiroaqui.com

Leia também: Hostel do Beco – Hospedagem barata no Centro do Rio

5 – Evite ficar próximo ao palco dos shows – se você não gosta de está no meio da multidão “espremida(o)”, evite ficar próximo do palco.

O palco principal da festa fica localizado na Rua Rodolfo Dantas, em frente ao hotel Copacabana Palace. Como vem acontecendo desde o ano passado, o evento terá somente um palco e nesse palco que acontecerão os shows durante todo o dia 31/Dez. Em anos anteriores na orla de Copacabana tinham uns 3 palcos, fora o palco que tinha no Leme, bairro vizinho a Copacabana, mas devido a crise do país, foi reduzido a um único palco, até que as coisas se normalizem.

Então se você não quer ficar espremido(a), fique longe do palco, fique em outras quadras da orla que você conseguirá circular sem ser imprensado(a).

6 – Coloque uma pulseira ou “crachá” de identificação nas crianças – é muito importante em eventos como esse, que os adultos coloquem em seus filhos pulseiras ou “crachás” de identificação, assim caso as crianças se percam de seus pais, alguém possa entrar em contato com eles.

É muito comum no meio da “muvuca” os pais se perderem dos filhos, as vezes por distração das crianças ou até mesmo dos pais, porém se as crianças tiverem com uma identificação fica muito mais fácil encontrá-os, caso contrário será um grande desespero para ambos.

Então pais, não esqueçam de colocar uma identificação em seus filhos!

7 – compre o ticket especial do metrô – se você não está hospedado em Copacabana, porém mesmo hospedado em outro bairro irá ao evento, é muito importante que você adquira com antecedência o ticket especial de réveillon do Metrô Rio.

Para ir à Copacabana tem a opção de ir de ônibus, metrô ou táxi, porém devido ao trânsito não aconselho você pegar um táxi, pois pagará bem mais caro.

Foto: embarquenaviagem.com

De ônibus é super tranquilo chegar em Copa, porém na volta para casa se você não tiver o ticket do metrô, você passará um grande sufoco, pois não terá ônibus, nem táxis livres durante a madrugada. Você só vai conseguir pegar ônibus ou táxis vazios de manhã cedo, lá pelas 05h ou 06h da manhã.

No metrô também até as 5h da manhã só podem embarcar quem tiver o ticket especial do metrô.

Por esse motivo que muitas pessoas preferem passar a madrugada aproveitando os shows na areia do que tentar voltar para casa antes das 05h da manhã, muitos até dormem na areia e emendam uma praia no dia seguinte…rsrs.

Mas a verdade seja dita, se você não tiver o ticket do metrô…ESQUECE! Relaxa e vai curtir os shows. O que você mais vai ver na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das vias principais do bairro, depois que os fogos acabarem é uma multidão louca querendo voltar para casa ao mesmo tempo.

É uma confusão de gente querendo entrar nos ônibus, arrumando brigas, gente caída no meio fio de tão bêbada querendo voltar para casa e não consegue, gritaria… desista!

Agora se você tiver o ticket, você poderá embarcar até as 5h da manhã sem problema nenhum, na hora que você quiser ir embora, é só apresentar o seu ticket que você embarca, porém deixe para ir embora lá pela 2h-3h da madrugada.

Como falado acima, de 00h até as 02h da madrugada é uma multidão saindo ao mesmo tempo, geralmente são as pessoas que moram longe de Copacabana que vão embora assim que os fogos terminam, então aguarde um pouco para voltar para casa, sem correria.

Entre em contato com a sua hospedagem e peça para eles comprarem o ticket para você. O ticket especial do metrô ida/volta custa por volta de R$ 9,00 e somente a volta custa R$ 5,00, mesmo que eles cobrem uma taxa pelo serviço, ainda valerá mais a pena do que você passar a madrugada na rua esperando por uma condução vazia.

8 – Não vá de carro, use o transporte público – no dia 31/Dez só é permitido entrar carro em Copacabana de quem for morador do bairro, quem não for morador não poderá entrar de carro, ônibus ou van de excursão, por isso nem pense em vir a Copacabana na virada com o seu carro, pois para entrar no bairro só com comprovante de residência.

O comprovante de residência tem que está no nome do proprietário do carro, por isso, nem adianta insistir que está na casa de um amigo e apresentar o comprovante de residência, você terá que ter muita “lábia” para convencer ao agente a te deixar entrar no bairro.

9 – Leve a sua bebida e comida para a praia – se você pretende beber e comer durante a festa, é melhor que você leve as suas bebidas e comidas em um isopor, de preferência que as garrafas sejam de plástico.

Os quiosques no dia 31 ficam reservados para as pessoas que compraram o pacote de réveillon, por isso é quase que impossível que você consiga um quiosque que queira te vender algo durante a festas, pode ser que eles vendam depois que as pessoas que adquiriram os pacotes forem embora do quiosque.

Ano passado não tinha muitos ambulantes na orla por conta da fiscalização, acredito que esse ano será a mesma coisa, os ambulantes ficarão “concentrados” na Avenida Nossa Sra. de Copacabana, até para “desafogar” a multidão. Só quem tiver autorização da prefeitura poderá trabalhar na rua, por isso se você não levar nada para comer e beber, ficará esperando na fila até chegar a sua vez porque os carrinhos de lanches lotam.

10 – Não jogue lixo na rua – se você está levando alguma comida e bebida para a praia, leve um saco para você jogar fora o seu lixo, não jogue lixo nas ruas.

A prefeitura do Rio criou o programa Lixo Zero para multar as pessoas que jogam lixo na rua. Desde 2013 que o programa existe e vem multando pessoas diariamente que tem esse mau hábito de sujar as ruas.

No réveillon, com certeza a prefeitura colocará os fiscais nas ruas para multar as pessoas que jogarem lixo no chão, então fica ligado e vê se não joga lixo no chão, heim! rsrs

A multa custa de R$ 157 a R$ 3 mil reais dependendo da infração. Não adianta dizer ao agente que não tem documento com CPF, pois você terá que entrar em contato com algum parente para passar as informações ao agente. Caso se recuse a fornecer o documento, o agente junto com um policial poderão te encaminhar a delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

11 – Não faça xixi na rua – é bom que você saiba que fazer xixi na rua no Rio dá multa! Em toda a orla terão banheiros químicos disponíveis para as pessoas usarem, claro que você terá que enfrentar uma “fila básica”, até porque a quantidade de banheiros não são suficientes para a quantidade de pessoas presentes.

O lance é se controlar na bebida ou procurar um bar que esteja cobrando pelo uso do banheiro, é comum nesse tipo de evento os bares que estiverem abertos na virada cobrarem pelo uso do banheiro.

O valor da multa hoje está em R$ 510 para quem for flagrado por algum agente ou câmeras espalhadas pelo bairro.

Tente dar um jeito, porém não faça na rua, pois se as câmeras te flagrarem você já começará o ano com uma bela multa para pagar…rsrs.

Bom essas foram algumas dicas que lembrei para passar para você que está pensando em passar o réveillon em Copacabana. Com essas dicas você conseguirá curtir a festa sem estresse! 😉

Feliz ano novo! 🙂

Ana Chaves

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *