Carnaval Rio 2018: Faça parte dessa festa!

O carnaval do Rio de Janeiro tornou-se conhecido mundialmente pela beleza e grandiosidade dos desfiles das escolas de samba, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

A magnitude com que as escolas de samba entram na avenida e apresentam ao público a magia do carnaval, elas não encantam somente os estrangeiros, como a nós brasileiros também.

É na Marquês de Sapucaí que o sonho vira realidade, independente do tamanho das escolas, seja do grupo de acesso ou do grupo especial, é no momento dos desfiles que vemos o planejamento de um ano se tornar realidade.

Nesse artigo você saberá como é dividido os setores na Marquês de Sapucaí, as diferenças entre arquibancadas, frisas, lounges e camarotes, como comprar o seu ingresso para os desfiles, o que está incluído nos preços dos ingressos, como chegar ao Sambódromo e etc.

carnaval rio 2017

Leia Também: Hostel do Beco: Hospedagem barata no Centro do Rio

Mapa do Sambódromo

carnaval Rio

Para participar da festa tem que ter disposição, pois os desfiles começam a partir das 21h e só terminam por volta das 7h da manhã!

Para quem nunca foi ao Sambódromo ver os desfiles, sairá de lá encantado, querendo até saber como faz para  desfilar na sua escola do coração.

Para ter uma melhor visão do espetáculo, você terá que ficar em setores que estejam melhores localizados, não adianta você pagar barato em um setor e não ver a escola passar completa, só ver ela entrando ou então encerrando os desfiles.

Por isso que é importante que você entenda como os setores estão localizados na Marques de Sapucaí.

No tópico abaixo falaremos sobre cada setor, porém é importante que antes que você tome a sua decisão sobre o setor que você gostaria de ficar, visualize o mapa que colocamos acima, ele te ajudará na sua escolha. Bora lá?

Conheça os setores da Marquês de Sapucaí

Arquibancadas

carnavalAs arquibancadas são esses boxes de cimento que estão espalhados por toda a avenida e ficam no alto.

Ver as escolas das arquibancadas é emocionante porque você vê a escola passando do alto, sem falar que também é muito animado.

O único setor de arquibancadas numerado é o setor 9, conhecido como “setor dos turistas”. Nesse setor você receberá um crachá com o seu acesso a arquibancada e o número do seu assento.

No setor 9 , você poderá sair para comer e ir ao banheiro que o seu assento estará lá, livre, só aguardando o seu retorno…rs

Claro que ao ir comprar um lanche você poderá voltar e ver alguém no seu lugar, ai só mostrar a pessoa o seu crachá de acesso com o número do seu assento e a pessoa será obrigada a sair. Caso ela crie caso, na entrada de cada arquibancada tem segurança, só chamá-lo e ele irá ajudá-lo.

O setor 9 – “arquibancada dos turistas” é o setor mais caro em relação aos outros setores de arquibancadas, se você tem como pagar, vale muito a pena.

As demais arquibancadas, você tem que marcar território, senão já era, perdeu o seu lugar.

As arquibancada mais baratas são a 1, logo no início, e as arquibancadas 12 e 13, na concentração, onde as escolas terminam os desfiles e os portões do Sambódromo são fechados, anunciando o término dos desfiles das escolas.

Ficar nesses setores (1, 12 ou 13), são ideais para aquelas pessoas que não se importam em assistir aos desfiles, elas querem é participar da festa, ver a sua escola entrar na avenida, ver os artistas, vibrar, comemorar e aplaudir quando ela chegar no final da Marquês de Sapucaí.

As melhores arquibancadas são as que ficam no meio da avenida – 6, 8 e 10 (lado par) e do 7, 9 e 11(lado ímpar).

 * Entre em contato conosco para saber sobre valores – (21) 3168-7335/99908-8015(Tim/whatsapp)/99115-8929(Claro)/ 98787-7518(Oi) ou contato@goonturismo.com.br

Camarotes

camarote-carnavalFicar no camarote é tudo de bom!! Cada empresa tem um tipo de camarote e atrações.

Os camarotes ficam entre as arquibancadas (ver no mapa) e os seus janelões são bem disputados.

O bom do camarote é que você paga um valor e está tudo incluído (bebidas nacionais e importadas, comida, sobremesa, aperitivos), tem camarotes que você ganha até brindes.

Nem todos os camarotes tem música ao vivo, mas acredito que isso seja o de menos,  só de você está em um ambiente com gente bonita, comida e bebida a vontade,  já é o suficiente, né?

Onde o camarote está localizado não faz muita diferença porque a maioria das pessoas que estão nesse ambiente querem conversar, beber, aproveitar a noite. Caso as pessoas queiram dar uma conferida nas escolas de samba e não queiram ficar impressadas na janela, tem telões por vários locais do camarote.

Os camarotes mais conhecidos – (Brahma, Contigo, Quem, Itaipava, Grande Rio…) são os camarotes dos artistas, estes estão localizados em pontos estratégicos na avenida, alguns nas laterais entre uma arquibancada e outra e outros próximos as frisas, ai vai depender de quem paga mais pela localização e a importância da marca para o evento.

Top ficar no camarote dos artistas, heim!rs

LOUNGES

carnaval-loungeAlguns camarotes contam com lounges vips para os seus foliões.

Os lounges são espaços localizados praticamente ao lado da passarela e estes podem ser vendidos juntos nos pacotes dos camarotes ou separados, ai dependerá de cada empresa.

As empresas trabalham com pacotes para os lounges nos mesmos moldes dos camarotes, sistemas all inclusive.

Os lounges são bons para quem quer ter liberdade para curtir a festa e jogar conversa fora degustando uns aperitivos maravilhosos e tomando aqueles drinks deliciosos. Huumm!

Nos lounges não importa  muito a localização, o negócio é aproveitar a noite! 😉

Faça já a sua reserva no Hostel do Beco —-> Clique Aqui

FRISAS

carnavalAs frisas são esses “cercados” que ficam bem próximos da pista, a frente das arquibancadas.

Nas frisas, você tem a sensação de como se estivesse dentro da passarela, desfilando com a escola. A energia é incrível!

As frisas são formadas por 4 filas – A, B, C e D, sendo a A, a primeira, no mesmo nível da pista, já as demais sucessivamente um degrau acima de cada fila.

A capacidade de cada cercado é para 6 pessoas, por isso se você estiver em um grupo maior, você poderá pedir para ficar  em frisas lado a lado, se tiver disponibilidade, claro.

As frisas não são “privadas”, a não ser que o seu grupo compre os 6 lugares, caso você esteja em grupo de 4 pessoas e 2 lugares ficaram disponíveis, esses lugares serão vendidos para outras pessoas e estas se juntarão ao seu grupo no cercado.

Os cercados são numerados seguindo a númeração de cada setor – 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11.

Quanto mais no meio da passarela a sua frisa estiver localizada, melhor, mas independente de que setor você esteja, a energia e a vibração será a mesma.

CADEIRAS DE PISTA

cadeira de pistaAs cadeiras de pista estão localizadas nos setores 12 e 13, na área da Praça da Apoteose.

As cadeiras são individuais, numeradas e são identificadas por letras e números.

Nestes setores, as cadeiras estão localizadas umas atrás das outras e você não poderá escolher em que fila ficar.

Mesmo que você compre os ingressos em grande quantidade, isso não quer dizer que o seu grupo ficará junto.

O ideal será você comprar com bastante antecedência, quem sabe assim você não consegue ficar perto das pessoas que irão ver os desfiles com você.

* Entre em contato conosco para saber sobre valores – (21) 3168-7335/99908-8015(Tim/whatsapp)/99115-8929(Claro)/98787-7518(Oi) ou contato@goonturismo.com.br

Como chegar  ao Sambódromo (Transporte público)

Independente de que lugar da cidade você esteja saindo, você poderá utilizar ônibus, metrô, trens, taxis, e uber para chegar a Marquês de Sapucai.

Claro que antes de sair pegando o transporte público, você deverá ficar atento as informações da empresa de trânsito, assim você saberá se a rota que você fizer estará fechada ou não nos dias dos desfiles.

A Avenida Presidente Vargas, por exemplo, fica com as 2 vias do meio fechadas (os carros alegóricos ficam nessas vias) e somente as vias laterais ficam disponíveis para os carros. Imagina o trânsito que fica, né?

Não vá de carro! Há até estacionamento pago próximo, porém se todos tiverem a mesma ideia que você, ai já era…rs

Dependendo de onde você esteja saindo, a Central do Brasil será o ponto de referência principal para você chegar ao Sambódromo.

Se você pegar ônibus ou trem, desça na parada/estação Central do Brasil, se for de táxi ou uber peça para o motorista te deixar em um sinal proximo ao Sambódromo. Caso vá de metrô, você poderá descer na estação Central ou Praça Onze. 

Tanto faz o meio de transporte que você pegue (ônibus, táxi, trem ou metrô), o que te deixará mais próximo será o táxi ou uber, os demais transportes você terá que fazer uma caminhada de 10 a 15min para chegar até o Sambódromo, isso saindo da Central ou Praça Onze.

Você deverá ficar atento também aos horários de funcionamento dos transportes públicos, no carnaval as empresas costumam operar em horários especiais.

Agora, se você quer comodidade, você poderá comprar o seu ingresso já com os traslados de ida e volta incluídos.

Aí sim! A empresa te deixará na entrada do seu setor. Dá uma olhada nos tipos de ingressos que vendemos! 😉

Tipos de Ingressos

A Go On Viagens e Turismo oferece a seus clientes 3 opções de combos de ingressos para os desfiles das escolas de samba:

  • Ingressos + traslados saída/retorno do hotel Zona Sul + guia de turismo: Se você quer conforto e tranquilidade, oferecemos aos nossos clientes a opção de comprar o seu ingresso já com o transporte regular ida/volta saindo do hotel que você está hospedado na Zona Sul e com um guia de turismo acompanhando-os. Ao final de cada escola terá um ônibus aguardando os clientes que não quiserem ficar até o final dos desfiles.
  • Ingressos + ônibus saindo de Ipanema: Independente de onde você esteja hospedado, essa opção de ingresso te dará a possibilidade de pegar o ônibus em um ponto de encontro em Ipanema e te deixará direto na Sapucaí. O ônibus sairá em dois horários, as 18h30 e 19h30 (a confirmar) e a saída do Sambódromo será as 7h da manhã, onde os clientes serão deixados no mesmo local da saída em Ipanema.
  • Somente Ingressos: Caso você não queira comprar os ingressos casados com os serviços de traslados, você terá a opção de comprar somente os ingressos individuais. Só procure saber como você fará para retornar aos seu local de saída, se terá meio de transporte no horário que você for regressar. Se for voltar de táxi, prepare-se para ficar horas esperando, as filas são gigantescas nas paradas de táxis.

Faça já a sua reserva no Hostel do Beco —-> Clique Aqui

Ordem dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio 

Assistir aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí é uma sensação incrível, as torcidas lotam as arquibancadas para torcerem e vibrarem por suas escolas do coração. Não preciso nem dizer que as escolas do grupo especial são as mais ovacionadas e as que tem os ingressos mais disputados.

Porém, as escolas do grupo de acesso vem mudando esse cenário, pois elas vem conquistando mais e mais foliões para verem os seus desfiles na passarela do samba.

carnaval

A disputa para subir para o grupo especial é muito acirrada entre as escolas do grupo de acesso, é um sonho para elas desfilarem junto com as grandes do carnaval. Por esse motivo, as agremiações do grupo de acesso vem investindo cada vez mais, e dentro do que elas conseguem, para conseguir fazer um carnaval bonito, com poucos erros e quem sabe conseguir uma vaga para desfilar no Domingo ou Segunda-Feira com as escolas tradicionais do carnaval carioca.

Veja a ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso e do grupo especial abaixo:

Grupo de Acesso

 

Grupo Especial

 

Leia Também: Hostel do Beco: Hospedagem barata no Centro do Rio

Dicas para aproveitar o carnaval no Sambódromo

  1. Chegue com bastante antecedência, assim você poderá entrar no seu setor e escolher o melhor local para você ficar;
  2. Use roupas frescas e sapatos confortáveis, pois você passará a noite em pé e dançando. AH! E por ser verão também, né?
  3. Se você ficar em arquibancada, seria legal se você levasse uma “almofada” para sentar, pois muito tempo sentado no cimento o bumbum acaba dolorido..rs
  4. Leve algum lanche e bebidas, você pode levar até 2 vasilhames plásticos de 500ml com bebidas (suco, água, cerveja ou refrigerante) e até 2 itens de alimentação (sanduiche, fruta ou salgado). pois no sambodromo você acabará pagando caro por um lanche e não sairá 100% satisfeito com as opções oferecidas no local;
  5. Coloque uma identificação nas crianças, para se acontecer de elas se perderem, alguém possa entrar em contato com você;
  6. Use protetor solar, pois no sambódromo tem muita holofotes que podem queimar a sua pele. Sem falar que se você ficar até de manhã, poderá ter sol, né?

O que não é permitido levar para o Sambódromo 

  1. Não é permitido levar isopores, objetos cortantes, garrafas de vidro, armas, sacolas e fogos de artifício e sinalizadores.
  2. É proibida a entrada de crianças menores de 5 anos de idade.

Faça já a sua reserva no Hostel do Beco —-> Clique Aqui

 

Bom pessoal, é isso!

Espero ter esclarecido possíveis dúvidas, caso ainda tenha alguma, só nos deixar um comentário abaixo, ok?.

Deixo aqui tambem mais uma vez os nossos contatos! 😉

Para informações e reservas: (21) 3168-7335/99908-8015(Tim/whatsapp)/99115-8929(Claro) ou contato@goonturismo.com.br

 

Até,

 

Ana Chaves

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *